ADOÇÃO DE LIVROS F1 - 2022 FORMAÇÃO DE LEITOR/A E ESCRITOR/A

Queridas famílias, segue a lista de livros que as professoras pensaram com todo o cuidado e carinho, levando em consideração os critérios e princípios que baseiam o processo de formação de leitores/as e escritores/as do/as estudantes do F1. Este documento contém as listas do 1º ao 5º ano. No caso de algumas turmas, as professoras optaram por pedir somente os primeiros livros que serão trabalhados, deixando os demais para serem solicitados ao longo do ano letivo.

Enviamos a lista com antecedência para que vocês possam fazer a aquisição organizando as finanças de casa e aproveitando também a Feira do Livro da USP que acontecerá entre os dias 08 e 15 de novembro.

Além das indicações das professoras, vocês encontrarão o seguinte termo:
livro de escolha. Este livro pode ser de literatura ou paradidático (com tema de interesse da criança). A ideia é que cada estudante escolha um livro que já tenha em casa ou que deseje adquirir e que leve para a escola para compartilhar com as/os colegas.

A partir do livro de escolha poderemos conhecer melhor os interesses das crianças bem como o nível de leitura em que cada uma está. Também promoveremos interações, partilha de ideias, trocas de livros nas turmas.

Lembramos que a adoção de livros é uma das muitas formas que trabalhamos a leitura no Viver. Temos a visita à biblioteca da escola, leitura compartilhada, leitura da professora entre outras propostas que celebram esse mundo mágico e cheio de informação que os livros nos apresentam.

Livro é palavra, é imagem, é leitura, é literatura, é informação, é pergunta, é resposta, é descoberta!!! Livro aproxima. Aproxima crianças e adultos. Quem não tem na memória um momento em que ouviu um adulto lendo ou contando uma história?!? É no livro que a criança vivencia aquilo que ainda não pôde vivenciar nos seus poucos anos de vida, ou aquilo que não quer entrar em contato ainda. Ela lida com medos, perdas, desafios… Lida com o novo, o desconhecido e acessa descobertas inimagináveis. A criança é curiosa e deseja saber de um tudo na vida! Então, bora investir na leitura!!!!

Coordenação e equipe do F1.

Sugestões para aquisição dos livros:

Comprar das turmas anteriores
– Formar um grupo entre as famílias e entrar em contato com a editora
– Black Friday

1º ano

A árvore

generosa

Shel Silverstein

O pequeno

príncipe preto

Rodrigo França

Nova Fronteira

A Pescaria do

Curumim e

Outros Poemas

Indígenas

Tiago Hakiy

Panda Books

Livro de escolha: de interesse

da criança (de literatura

ou paradidático).

Livro de escolha: de interesse da criança (de literatura ou paradidático).

2º ano

história

Bell Hooks

Boitatá

Livro de escolha: de interesse da criança (de literatura ou paradidático).

3º ano

A árvore