Nossa

Equipe

Ana Claudia

Mãe do Antonio e da Ana Clara, integra a família viveriana desde 2010 e atua como professora do 1°ano desde 2012. Brincante, dançante e palhaça, ama o que é natural e simples. Acredita na frase de uma grande mestra “que é preciso brincar para afirmar a vida” e ser feliz.

Alexandra- Sandra

Sou Alexandra, mais conhecida como Sandra ou por algumas crianças, ex-alunos e adultos, como Sandrinha. Faço parte dessa grande família desde o dia 02 de fevereiro de 1999 (já fazem 22 anos). Tudo começou por causa do meu pai, pois ele conhecia a família da Dona Anna a muito tempo. Ele iniciou trabalhando como jardineiro e depois disso quase toda a minha família passou pela escola! As minhas duas irmãs mais velhas, o meu irmão mais novo, meu primo, minhas sobrinhas e sobrinhos.

Cassiano Reis

No Viver desde 2004, é pai de 3 alunos. Já fez tanta coisa em arte que é até difícil pôr no curriculum: ilustração, cinema, animação, cenografia, direção, roteiro, teatro de bonecos, dança… ufa! No Viver, é parecido. Atualmente é só professor de Artes, Projeto Pessoal e Linguagens, no F2 e Ensino Médio, além de ministrar cursos pelo Instituto ComViver.

Cassiano Miyamoto

Chegou ao Viver no início de 2019, é pai do Martin. Adora animais, uma boa prosa, esportes radicais, trilh (continua…)

Claudia Barreto

Seus 3 filhos estudaram no Viver desde o infantil (2002 – 2020), mãe parceira e participativa durante todo este tempo. É  voluntária no projeto Baú de Histórias do Instituto ComViver e intregra a equipe do Núcleo de Apoio, acompanhando estudantes do Fundamental 2.

Cris Proença

Cristina ou “Cris” como todos me chamam, sou casada, mãe do Pedro e do Bruno (ex-aluno do Viver que hoje integra a equipe de comunicação da escola). 

Sou formada em Pedagogia pela Faculdade Oswaldo Cruz e atuo na educação há 19 anos. Trabalhei como educadora na Prefeitura de Itapevi e coordenadora de área do Projeto Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo, na Diretoria de Ensino de Itapevi por 9 anos. Ingressei no Colégio Viver em 2011. Comecei como auxiliar de professora no Infantil e 4 meses depois tornei-me professora no mesmo segmento. Em 2018 fui convidada a também fazer parte da equipe de Orientadores do Projeto Pessoal do F1.

Valorizo o brincar, as descobertas, transformações e tudo o que a criança me traz de suas vivências e trocas de experiências.

 Também adoro estar em família e cultivar bons amigos, plantar, viajar, descobrir novas possibilidades de aprender e compartilhar tudo, sempre com muito carinho e dedicação

Daniel Brito

Pai do Jorge, professor de língua portuguesa do fundamental 2 e ensino médio do colégio Viver a partir de 2019. É mestrando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH USP em ensino de língua falada materna, membro do Grupo de Estudo dos Alunos de Pós Graduação em Análise do Discurso – EPED USP e participante do projeto de formação de professores de língua portuguesa da Faculdade de Educação – FEUSP. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da FFLCH-USP. Ministrou oficinas de jogos teatrais para adolescentes nas Casas de Cultura do Estado de SP – Alfredo Volpi, Mazzaropi e Raul Seixas. É padeiro e cozinheiro.

Diogo

Pai da Mariá, praticante de yoga e capoeira angola, Diogo gosta de livros, música, natureza e crianças. Formado em Pedagogia e História, é especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola e mestre em Educação. Trabalha no Viver desde 2012, é professor de Humanidades no Fundamental 2 e Ensino Médio, integra a equipe de Coordenação e desde 2017 atua como diretor do colégio. Foi professor da rede municipal e estadual de São Paulo por 12 anos. Tem grande interesse na cultura popular brasileira e nos mistérios que a vida proporciona.

Edna

Edna faz parte da equipe Viver desde 2010. Ajuda a cuidar da organização da escola. Tem dois filhos que estudam no Viver e que amam essa família Viver, e o jeito que os educadores os ensinam. É muito grata por fazer parte dessa equipe.

Eleonora Buchmann

30 anos trabalhando como educadora.  É Integrante da comunidade Viveriana desde 2000. Sua primeira graduação foi  Psicologia e a segunda Pedagogia. Em 2008 concluiu  pós em Distúrbios de Aprendizagem e em 2013, Docência do Ensino Superior. Elê, como é carinhosamente chamada (apelido dado por um aluno), ama ler, ir ao cinema, teatro, cozinhar para os amigos, viajar, estar ao ar livre, dias ensolarados. É apaixonada por conhecer pessoas e cultivar amizades. Ajudar ao próximo é um dos seu lemas. Uma verdadeira amante do ato de simplesmente existir.

Fabi

Quando criança, Fabi tinha uma brincadeira favorita: escolinha. Organizava bonecas e bonecos sentados na cama e, com uma lousa branca e canetões, passava horas fazendo de conta que era professora. 

Ao longo dos anos escolares adorava ajudar os colegas em seus estudos. Por muitas vezes, já cursando Administração de Empresas, trabalhou com acompanhamento escolar e deu aulas particulares. Então, percebeu que a brincadeira de infância poderia se transformar em profissão. Cursou Pedagogia e logo no primeiro semestre do curso iniciou estágio remunerado em uma escola da região. Depois de estagiária, foi promovida a auxiliar de classe e assim que se formou teve o prazer de ter seu primeiro grupo enquanto professora.

Ao longo dos anos, trabalhou em diversas séries do fundamental 1 e percebeu que se encantava tanto com os pequenos, quanto com os mais velhos.

Para ampliar seu conhecimento, buscar respostas, suscitar inquietações, participou de cursos na área da Educação e Psicologia.

Trabalha desde 2013 no Colégio Viver. Atualmente divide a coordenação do F1 e integra os Núcleos de Apoio, de Saídas Pedagógicas e da Comunicação.

Mãe do Valentim, menino valente, guerreiro, desde quando estava em sua barriga. Fabi adora bons livros, boas histórias. Gosta de séries e dorme em filmes longos. Viaja sempre que possível, pois adora conhecer lugares novos. Tem o sonho de voltar a dançar, pois para ela a dança é como uma terapia. Enfim, essa é a Fabi, com sonhos, desejos, anseios, frustrações, preocupações, como qualquer outra pessoa.

Fernanda

Metade brasileira, metade alemã. Amante da natureza, música e arte. Desde criança ama os animais, e foi logo estudar o animal mais complexo, o ser humano. Em 2013 se formou em Psicologia na PUC-SP. Fez cursos na área da educação e inclusão escolar, na APAE e no Instituto Sedes Sapientiae. Praticante da filosofia milenar Yoga há 13 anos, fez formação em Hatha Vinyasa Yoga em 2015. Entrou para a comunidade Viver em 2014 como A.T. (acompanhante terapêutica). Hoje em dia atua como psicóloga no F2 e EM, coordenadora no Núcleo de Apoio, é tutora no F2 e professora de Yoga no F2 e EM. Busca viver a vida de forma saudável e sustentável, se preocupa com as causas ambientais, ama plantar, cozinhar, cantar e tocar, viajar e conhecer novas culturas. Acredita numa educação inovadora e transformadora.

Gabriel

No Viver desde 2018, sou professor de Química, Ciências da Natureza, Projeto Interdisciplinar, Projeto Pessoal, Apreciação Musical e Tutor (ufa!). Sou licenciado em química e químico industrial, formado pelas Faculdades Oswaldo Cruz; além disso também sou flautista especializado em música barroca e faço mestrado em música na UNICAMP. 

Já trabalhei em indústrias químicas, nos laboratórios de Hidrogênio e Eletroquímica do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), mas foi na sala de aula (e nos palcos, rsrsrs) que me encontrei. Atuo como professor desde 2017 e trabalhei na ONG Nossa Turma (com crianças de 6 a 12 anos e no EJA) e na Escola Vera Cruz (Ensino Médio). Sempre busquei ensinar de maneira diferente da qual eu fui ensinado, acreditando que a pluralidade de ideias, de conhecimentos, experiências e a afetividade com as crianças e jovens é fundamental para se aprender de forma integral.

Adoro ler, principalmente sobre História do Brasil e História da Música, viajar para perto da natureza, fazer trilhas na natureza, andar de bicicleta e cozinhar. 

Gilda

Bom, sou a Gilda, trabalho na equipe de limpeza do Viver desde 2018. Adoro meus colegas de trabalho e me dou bem com todos. Sou uma pessoa feliz, mãe de 6 filhos, Daiana, Daniela, Rodrigo, Fernando, Gisele e Flávio. Daniela virou um anjo e deixou uma linda neta Maria Vitória, que eu amo, além dos meus 9 netos. Já trabalhei de babá, cozinheira e faxineira, adoro o que eu faço e todos do Viver.

Jônia

Tudo começou com um pedaço de barro nas mãos e as aulas de Cerâmica na Educação Infantil. Muitas formas, bichos e potes foram modelados desde então.

Depois vieram as pinturas, os desenhos e as colagens nas aulas de Artes.

Como professora adoro descobrir e incentivar o artista que existe em cada pessoa. 

Quando eu era criança fiz vários cursos de pintura e de desenho. No Ensino Médio me formei em uma escola de Artes. Depois, na faculdade, estudei Comunicação. Mas o que eu gostava mesmo era de inventar coisas diferentes. Fui trabalhar criando joias, esculturas e cerâmica. 

Depois fiz um curso de pós graduação em Fotografia e o que eu mais gosto de fotografar são pessoas dançando. Acho que é porque eu também gosto muito de dançar. 

Estudo música, cantando em um coral e tocando violão. Também pratico Música Circular que é um tipo de música que vc inventa  sons diferentes e canta junto em grupo.

Estar ao ar livre na Natureza com meus alunos e alunas é um dos momentos mais especiais da semana. Já descobrimos vários bichos diferentes e gostamos de brincar com a terra, a água e de fazer fogueiras.

Lucas

Ama a música, as crianças e a natureza. Lucas trabalha com educação musical há mais de 12 anos, e é professor de música no Colégio Viver desde 2015, atuando da Educação Infantil ao Ensino Médio. No trabalho, conseguiu unir duas coisas que ama: Educação e música. É multi instrumentista, brincante, cantor, compositor e amante da cultura popular e dos ritmos do Brasil. Alguns dos instrumentos musicais que toca são: Violão, ukulelê, guitarra, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, diversos instrumentos de percussão, gaita, kalimba, bateria. É filho de Elaine e José Fernando (professor e músico), e por isso teve contato com a música desde cedo. Aos 16 anos começou a dar aulas particulares de violão popular para crianças e adolescentes, e não parou mais. É pai de três meninos, Bento, Inácio e Elias, que estudam no Colégio Viver. Ama estar com as crianças/adolescentes, e busca ter um olhar atento e sensível para com elas, com o intuito de entender suas necessidades e potencialidades.

Marina Alciati

Mãe do Valentin, psicóloga formada pela PUC-SP, e atualmente cursa pedagogia. Estudou diversos cursos livres sobre o tema da Infância, que sempre a encantou. Tem bastante experiência no trabalho com crianças e jovens em instituições escolares e sociais. Educadora-brincante, valoriza a livre expressão da criança através do brincar, da arte, e da sua interação com a natureza. Gosta muito de viajar, estar na natureza, conhecer e vivenciar a nossa rica cultura popular.

Maria da Conceição- Con

Conceição é mãe de três filhos. Trabalhou no mundo coorporativo por 15 anos. Exerceu um cargo na área administrativa, mas resolveu mudar de ramo e foi fazer Letras. Uma semana depois, entrou em uma aula de Pedagogia e não saiu mais. É formada em Pedagogia, Arte visual, brincante e apaixonada por boas histórias, música e também pela natureza. No Viver há oito anos, a “Con” como é chamada por todos, diz que se encontrou na educação infantil da escola. O aprendizado aqui é o tempo todo, com as crianças aprendemos muito todos os dias e por isto acredita que é através da educação que podemos mudar o mundo.

Maria Orlene

Eu, Maria Orlene, faço parte da equipe Viver desde 2010. Sou mãe do Emerson que passou sua infância e adolescência no Colégio Viver, hoje já é formado. Sou feliz com meu trabalho e me sinto realizada, pois me dou bem com todos. Agradeço a oportunidade de fazer o meu melhor todos os dias. Gratidão!!!

Marisa

 Nasceu na Argentina e veio para o Brasil em 1997, para fazer mestrado em história e voltar para lá… mas, por aqui ficou. Continuou estudando, fez doutorado e, depois da tese, virou mãe. Seus dois filhos estudam no Viver. Marisa é professora em Humanidades e tutora do F2 e do EM. Gosta de escutar as pessoas e contar histórias. Também gosta de ler, desenhar, colorir, fazer mosaicos e mexer com tecidos e plantas.

Marta

Licenciada em física e mestra em ensino de ciências pela USP. Por acreditar na pluralidade dos saberes e nos limites das tradicionais áreas do conhecimento, cursou também história. Em 2018, ingressou no doutorado para investigar possíveis caminhos de inserção de uma perspectiva intercultural no ensino de ciências naturais. Atuou como professora da rede estadual de São Paulo por 4,5 anos e na produção de coleções didáticas em ciências. Chegou ao Viver em 2018, como professora de física do ensino médio. Gosta de ouvir histórias, conhecer culturas, observar o céu noturno e ir ao cinema em sessões (quase) vazias.

Patricia

Mãe do Felipe e do Pedro, a família é seu bem maior, adora estar em contato com a natureza, mexer na terra, plantar,dançar, viajar e estar entre amigos.

Formada em Pedagogia, trabalhou na Creche Central da USP durante 28 anos.

Trabalha no Viver desde 2018, como professora na Educação Infantil, é apaixonada pelo que faz, acredita no potencial das crianças, no brincar e na valorização da infância, “ é brincando que se aprende”.

Paula

Formada em pedagogia, faz parte da equipe do Viver desde 1999 (uau 😀  20 anos!!).  Começou como professora no fundamental I e em 2008 foi convidada a fazer parte da equipe de coordenação.  Em 2012 fez sua segunda formação se especializando em Yoga para crianças, e desde então tem o prazer de compartilhar estes conhecimentos com os alunos do Viver.   Seus dois filhos, o Gabriel e o Guilherme, foram alunos dos Viver desde que aprenderam a andar.  Adora viajar, descobrir novas culturas, ler, mexer na terra, plantar, praticar yoga, e se encanta em conhecer a história de cada pessoa.

Paulo

Sou porteiro e manutencista da escola. Faço parte da família do Viver desde 03/10/2019. Nascido e criado em Itanhaém, pai de dois filhos  e avô de duas netas. Frequentou a escola de oficiais da reserva e foi o 2º tenente do exército. Fui para a missão de Paz da ONU no Haiti por 4 anos.

Em Itanhaém cursou até o 2º ano de Direito na Faculdade Sul Paulistana. Sente-se muito bem no Viver, os professores são muito cordiais e amigos.

Pedro

Formado pelo Colégio Viver, voltou pra dar aula em 2018. Com grande apreço pelo caminhar,  acaba enveredando por caminhos diversos: Cursou Artes Plásticas, cursa Letras e Pedagogia; enxerga a experiência um pouquinho acima de outras formas de conhecimento; e se interessa por uma infinidade de coisas, dentre elas, as pessoas.

Roberta

Trabalha no Viver desde março de 2005. 

Formada em Pedagogia, atuou por 2 anos como professora no Viverzinho e há 14 anos é secretária da escola.

Nascida em SP em 21/08/1975, mãe da Carol (25) e do Arthur (15). 

Neta de descendentes portugueses, dançou música folclórica portuguesa por uma década. É praticante de yoga e louca por corrida de rua. Atualmente é meia maratonista! Ama viajar, conhecer lugares e estar com sua família.

Sente-se privilegiada por conviver e aprender tanto, por todos esses anos com as fundadoras do Viver, Anna e Maria Amélia. 

Feliz em fazer parte da equipe Viveriana.

Robi

Amante da leitura desde muito pequeno, aos 10 anos de idade Robi já tinha lido todos os livros da parte infanto-juvenil da biblioteca de sua cidade. A leitura despertou curiosidade por outros tipos de expressão, levando-o a cursar teatro e dança de rua durante a adolescência, em conjunto com outra paixão sua: o estudo de idiomas estrangeiros. Durante a vida, estudou inglês, espanhol e francês. Cursou Letras com habilitação em português e inglês. O estudo de idiomas o faz perceber o quanto a importância e necessidade de se expressar é inerente às pessoas e isso culmina em outra de suas necessidades: viajar. É professor de inglês do Colégio Viver desde 2016, lecionando para (e aprendendo com) alunos do Fundamental 1, 2 e Ensino Médio.

Silas

Em meados de 2006 começou a dar aulas de informática para a Anna Maria e logo em seguida conheceu a Maria Amélia. Em janeiro de 2007 passou a compor oficialmente o time viveriano, iniciou como responsável pelo laboratório de informática e também como auxiliar da Eleonora no 3º ano, logo depois assumiu a secretaria junto com a Roberta e permanecem até hoje.

É formado em Sistemas de Informação, gosta de pescaria, apaixonado por música sacra, e com isso coleciona alguns instrumentos:  flauta transversal, clarinete, sax soprano, trompete, flugelhorn. Já foi convidado algumas vezes para se apresentar no Sábado Musical, mas ainda não rolou!

É casado com a Tita, e juntos têm três filhos: Raphael, Sofia e Alice!

Vanessa

Mãe do Logan que faz seu percurso aqui na escola, desde 2012. Professora do 2º ano, e que já foi do 3º ano, 2016… está aqui nessa travessia, construindo pontes, no meio de tantos e tantas encantados(as) dessa comunidade!

-