Matriz

Curricular F1 - 2024

Matriz Curricular F1 - 2024

1º AO 4º ANO

Quantidade de aulas

Aulas

11

Projeto Interdisciplinar (PI)

4

Propostas Complementares (PC)

2

Projeto Pessoal (PP)

1

Direitos Humanos (DH)/reunião de sala/assembleia

1

Eletivas

1

Dia do Brinquedo

2

Educação Física

2

Inglês

1

Artes

1

Música

1

Yoga

Total de 27

5º ANO

Quantidade de aulas

Aulas

12

Projeto Interdisciplinar (PI)

5

Propostas Complementares (PC)

2

Projeto Pessoal (PP)

1

Direitos Humanos (DH)/reunião de sala/assembleia

1

Eletivas

1

Dia do Brinquedo

2

Educação Física

2

Inglês

1

Artes

1

Música

1

Yoga

Total de 29

PROJETO INTERDISCIPLINAR – PI

O Projeto Interdisciplinar (PI) ocupa parte considerável da grade curricular pois entendemos que é uma proposta que promove o pensamento complexo[1] e auxilia na construção da compreensão para a integralidade, afastando-se de uma visão fragmentada do conhecimento.

No PI os conhecimentos escolares são organizados de forma a considerar todo tipo de informação numa teia, onde se estabelecem relações e há espaço para o desenvolvimento de sujeitos reflexivos e críticos. Esta teia abrange aspectos sociais, emocionais e cognitivos. Entendendo a criança como um ser integral, a proposta de PI promove engajamento e coloca estudantes no centro da aprendizagem, assumindo uma perspectiva autoral dentro de uma coletividade, considerando as subjetividades de cada um.

Contribuições do PI para o processo de aprendizagem:

  • Favorece a elaboração de hipóteses.
  • Possibilita a reorganização dos conteúdos em forma de teia e sob uma visão espiral (onde retoma-se e amplia-se informação/conhecimento ao longo dos anos do F1).
  • O conhecimento se dá de forma contextualizada e a aprendizagem torna-se significativa.
  • Promove o desenvolvimento da tríade “autonomia – autoria – autoridade”[2].
  • Potencializa a formação do sujeito-pesquisador.
  • Torna a aprendizagem visível.
  • Promove parcerias, trocas, diálogos e escuta dentro de uma perspectiva de cooperação/colaboração.
  • Possibilita o trabalho com múltiplas linguagens.
  • Possibilita um olhar decolonial do ensino.
  • Organiza o pensamento e reestrutura o conhecimento.
  • Auxilia no entendimento de que o aprender é um ato comunicativo.
  • Promove o empoderamento e apropriação dos processos de cada estudante.

PROJETO PESSOAL - PP

O Projeto Pessoal (PP) é uma proposta na qual o/a estudante assume uma postura de protagonista em seu próprio processo de aprendizagem investindo em seus interesses, naquilo que mais lhe faz sentido naquele momento. É quando estudantes decidem, livremente, sem compromisso com o currículo regular, aquilo que pretendem para si, a curto, médio ou longo prazo. A escolha do tema/assunto é absolutamente livre, para que o/a estudante se dedique àquilo que ele/a realmente deseja, quer, gosta, se interessa. Sem restrição de tema, tempo, formato ou espaço, levando em consideração assuntos pertinentes a cada faixa etária. Vale ressaltar que a escolha, mesmo acontecendo de forma livre, recebe um contorno estabelecido por alguns critérios:

  • Possibilidade do projeto ser realizado dentro de um ambiente escolar.
  • Alinhamento com a proposta pedagógica e valores do colégio.
  • Financeiramente viável.

Cabe ao/à estudante, escola e família buscarem o máximo de recursos possíveis para a viabilização do projeto pessoal (materiais, informações/conteúdos, espaço físico...).

O objetivo principal do projeto pessoal no F1 é oportunizar situações para que as crianças aprendam a planejar, ou seja, conheçam as possíveis etapas a serem seguidas em um projeto e que vivenciem o processo de forma ativa, autoral e crítica. Por isso, fracassos, erros, frustrações são comuns e devem ser entendidos como essenciais para o desenvolvimento de cada sujeito. E nesse sentido, educadores/as assumem o papel de orientadores/as, dando espaço para os/as estudantes conduzirem seus projetos com autonomia e responsabilidade.

O PP acontece uma vez por semana em aula dupla e os orientadores/as são professores/as do F1.

Contribuições do PP para o processo de aprendizagem:

  • Coloca a criança no centro do seu processo de aprendizagem.
  • Possibilita um novo olhar para o erro, fracasso e frustração.
  • Estimula a persistência.
  • Promove momentos de autoavaliação.
  • Torna a aprendizagem significativa.
  • Oportuniza a vivência das etapas do projeto.
  • Potencializa a formação do sujeito pesquisador/investigador/construtor.
  • Promove parcerias, trocas, diálogos e escuta dentro de uma perspectiva de cooperação/colaboração.
  • Valoriza o conhecimento e as habilidades das crianças.
  • Respeita o interesse das/os estudantes.

PROPOSTAS COMPLEMENTARES - PC

Para conteúdos/habilidades que não foram contemplados nos momentos de PI, mas que são necessários de acordo com as demandas da turma e as expectativas de aprendizagem para o ano letivo vigente, existem as aulas de Propostas Complementares (PC). São quatro aulas fixas na semana. Nesses momentos ocorrem propostas das diferentes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Humanidades e Ciências da Natureza. Propostas complementares são atividades de introdução de conteúdos novos, sistematização de conteúdos já trabalhados, momentos de revisão, ou até mesmo trabalho com pré-requisitos necessários para dar prosseguimento ao Projeto Interdisciplinar.

ELETIVAS

São propostas que não fazem parte do currículo regular, porém o complementam pois ampliam, aprofundam, enriquecem ou apresentam novos temas/conteúdos/habilidades aos/às estudantes do F1. Acreditamos que as eletivas podem auxiliar na ampliação de repertório e consequentemente, na identificação de interesses individuais para escolha dos temas do projeto pessoal. Ocorrem uma vez por semana e são oferecidas por professores/as da escola. Estudantes têm a possibilidade de escolher o curso, mediante vaga na turma. As eletivas têm duração de 4 meses.

REUNIÃO DE SALA/ASSEMBLEIA/DIREITOS HUMANOS (DH)

Somos uma escola democrática e acreditamos que a prática é a melhor forma de ensinar as crianças como exercer a democracia. As reuniões de sala e as assembleias são momentos que propiciam este exercício, pois convidam estudantes a refletir, discutir, propor e efetivar ações que contribuam positivamente com a coletividade.

Nas reuniões de sala são tratados assuntos relacionados à turma que podem ser levantados tanto pelas crianças quanto pelos/as educadores/as. Quando o assunto a ser discutido refere-se a mais de uma turma ou ao segmento inteiro, após reunião de sala, é proposta uma assembleia para que todas as turmas possam explanar seu ponto de vista e sugestões e, a partir de votação, chega-se a encaminhamentos e combinados que devem ser cumpridos por todos e todas (adultos e crianças).

A partir dos valores do colégio (tolerância, respeito, cooperação, honestidade, sinceridade, perseverança, diversidade e liberdade) e das demandas observadas pela equipe docente, são propostas aulas de Direitos Humanos (DH).

As aulas de Direitos Humanos têm como objetivo a sensibilização dos estudantes sobre temas que abordam aspectos da diversidade humana, convivência social e formação da cidadania ativa. Nelas são oferecidos espaços de discussão sobre situações sociais que impactam, de alguma forma, a convivência coletiva, buscando estimular a reflexão das crianças para a construção de um convívio cada vez mais inclusivo e de respeito à diversidade.

O trabalho com a identificação e ampliação do repertório de sentimentos e emoções, o exercício do diálogo e a escuta, conceitos como igualdade de direitos; classes sociais; questões de gênero; questões raciais e étnicas; neurodiversidade e inclusão; diferentes realidades sociais e culturais são alguns dos pontos que são abordados durante todo o processo.

Na perspectiva dos direitos humanos, a partir de recursos lúdicos, audiovisuais,  narrativas literárias e dinâmicas práticas, de acordo com a faixa etária de cada turma do F1, são trabalhados temas importantes para a construção de um olhar cuidadoso e crítico para os fenômenos sociais e a compreensão sobre o papel que cada um tem (enquanto sujeitos de direitos que fazem parte de espaços coletivos) para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática, através do desenvolvimento de uma postura cada vez mais ética e colaborativa.

Os momentos de DH e reunião de sala/assembleia acontecem de forma alternada uma vez por semana e são conduzidos pelas professoras de sala.


[1] Corrente teórico-filosófica que entende a compreensão de mundo dentro de suas múltiplas facetas a partir de uma análise transdisciplinar dos fenômenos. Dentro da Educação, as situações são tratadas nessa complexidade, observando aspectos físicos, psíquicos, sociais, econômicos e políticos de cada sujeito.

[2] A tríade autonomia/autoria/autoridade pressupõe que não existe uma sem a outra. Para o desenvolvimento da autonomia é necessário que a criança e todos/as os/as envolvidos/as na ação educativa tenham autoria na produção de seu próprio conhecimento (o que faz contraponto com a educação bancária e valoriza uma educação que é vivenciada de forma significativa), mas que também tenham autoridade (experiência e conhecimento sobre o que está se tratando). Na falta da autoridade mora o autoritarismo, uma vez que o sujeito não é repertoriado sobre aquele conhecimento. Em contrapartida, se o sujeito não tem autonomia para desenvolver sua autoria, dificilmente desenvolverá autoridade.