Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Minha filha ou meu filho teve sintomas. O que fazer?

Estudantes com quaisquer sintomas de Covid não podem ir à escola. Deverão fazer o teste rápido no 3º dia de sintoma. Caso a família opte por não fazer o teste, deverão retornar à escola somente depois de 7 dias de quarentena contados a partir do primeiro dia de sintomas, ou seja, voltarão no 8º dia. O retorno também pode acontecer sob orientação médica. Nesse caso é necessário enviar o atestado para secretaria. Pedimos que mantenham comunicação efetiva com a escola nesse período por meio do Clip Escola.

O que fazer caso a criança/adolescente esteja com covid ou tenha tido contato/more com alguém que testou positivo?

Deve-se manter a/o estudante em quarentena por 7 dias corridos após teste positivo, início dos sintomas (no caso de ser sintomático/a), contato com alguém positivado ou primeiro dia de sintoma do familiar que mora na casa.

A turma da minha filha ou filho foi suspensa por um caso de Covid. Posso levar o irmão ou irmã para a escola?

Sim, mas fique alerta com possíveis sintomas. Caso apareçam, proceda de acordo com orientação anterior. Se achar mais prudente não mandar, informe à Secretaria.

Dou carona para um/a estudante de uma turma que foi suspensa por um caso de Covid. Minha filha ou meu filho pode continuar indo à escola?

Quando devo fazer o teste? Qual é o melhor teste de Covid-19 para o cenário escolar?

Indicamos o teste rápido que deverá ser feito no terceiro dia de sintomas ou no terceiro dia contando a partir do primeiro contato com a pessoa positivada para Covid-19.

Minha filha ou meu filho teve sintomas, mas sei que é sinusite, alergia ou algo do gênero. O que fazer?

Leve-a ou leve-o ao médico/a. Caso a/o profissional ateste que não é Covid, mande sua filha ou filho à escola somente após 24 horas sem sintomas e encaminhe o atestado para a Secretaria. Caso opte por não ir a um/a profissional da saúde, será necessário fazer a quarentena de 7 dias contados a partir do início dos sintomas.

Quando a turma da minha filha ou meu filho poderá ser suspensa?

Em caso de suspeita ou confirmação de caso de covid-19 na turma, afastaremos somente a criança/adolescente e/ou educador/a e comunicaremos as famílias sobre o caso para que fiquem atentas. É de responsabilidade de cada família comunicar imediatamente à escola caso identifique sintomas em seu/sua filho/a. Confirmado caso de transmissão secundária, ou seja, que alguém da turma tenha testado positivo dentro de 7 dias, suspenderemos a turma toda por 7 dias contados a partir do segundo caso.

Lembramos que esse tipo de comunicação poderá acontecer em cima da hora pois não temos como prever esse tipo de situação. Então, é necessário que as famílias estejam preparadas para possíveis suspensões temporárias das aulas.

De que forma meu filho ou minha filha que está em quarentena ou faz parte de uma turma suspensa acompanhará o que foi dado nas aulas presenciais.

Para estudantes do F1: as professoras de sala entrarão em contato com a/s família/s pelo ClipEscola para combinar quais e como serão feitas as atividades neste período.

Para estudantes do F2/EM: as atividades para estudantes nesta situação serão disponibilizadas numa sala de aula do Google (link no botão abaixo).