Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the paid-memberships-pro domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/colegioviveradm/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Nosso trabalho - Colégio Viver

Nosso

Trabalho

Infantil

Aprender brincando

Está mais do que comprovado: criança aprende brincando. E é assim que a educação infantil se realiza no “Viverzinho”. De forma natural, com brincadeira e muito diálogo. Aqui não há um lugar especifico para aprender: todo o espaço da escola é sala de aula. São criados os cantinhos temáticos, onde eles estudam o tema escolhido. Definido o interesse, ele se transforma em matéria para o trabalho dos professores com muita criatividade e jogos simbólicos.

As crianças dessa faixa etária aprendem, sobretudo, através da ação e descoberta; desta maneira o ambiente e as experiências individuais são vitais para seu aprendizado. O desenvolvimento natural de cada criança é único e individual, e nós respeitamos e acreditamos nisso.

A escola não faz distinção entre brincar e trabalhar, uma vez que vê o brinquedo como maneira de trabalho da criança. Enxergamos as diferentes áreas do conhecimento como um todo, integradas, e nunca como entidades separadas.

Viverzinho em dia

É um jornal produzido pela equipe do infantil do Viver. Clique na capa, faça download e fique por dentro de tudo o que acontece no Viverzinho.

Conheça o nosso espaço

Fundamental I

Mais ágeis, espertas e fortes, as crianças dos 6 aos 10 anos tornam-se mais autônomas fisicamente ao mesmo tempo que aumenta seu leque de conhecimentos e suas tantas possibilidades. Elas estão na fase do “Pesquisador (a)” e passarão paulatinamente por um processo de adaptação ao universo propriamente escolar: lidar com horários e espaços delimitados, mas sem perder a curiosidade, o gosto pela escola, a brincadeira e a possibilidade de interferir na escolha de temas.

Se usarmos como metáfora para o conhecimento do mundo e de si mesmo a ideia de um edifício, nessa fase caberá à escola sedimentar a fundação desse prédio, ou seja, desenvolver certos conhecimentos e habilidades básicos: a leitura e a escrita, o raciocínio lógico, o cálculo e suas dimensões variadas, o desenvolvimento de autoimagem, desenvolvimento da cooperação e de outras habilidades sociais e ampliação da compreensão do meio natural e social.

Fundamental II

Conhecimento e autonomia

E chegamos à adolescência. Momento em que acontecem as mudanças físicas e emocionais e a revisão de sua relação com os outros. É quando entramos com a tutoria para dar apoio tanto no desenvolvimento escolar quanto emocional. Nesta fase, entre tantos desejos, querem ser reconhecidos pelos pais e outros adultos como alguém capaz de decidir. Passam a compreender de maneira mais sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimentos (disciplinas), bem como são capazes de trabalhar com recortes temáticos, projetos interdisciplinares, coletivos e individuais.

Se com os mais novos o Colégio Viver caracteriza-se pelo privilégio da ação, com esse grupo a reflexão passa para primeiro plano. Afinal, trata-se de um grupo que, contraditoriamente, está desenvolvendo habilidades complexas ligados ao pensamento abstrato, ao mesmo tempo que, do ponto de vista emocional, é basicamente impulsivo. A reflexão torna-se então uma ferramenta a mais para desenvolver autocontrole.

Além disso, aproveitando o momento de busca de novos interesses e identificação dos adolescentes e sua maior capacidade de processar conhecimento, essa é a oportunidade de ampliar consideravelmente os horizontes dos estudantes, oferecer um repertório de temas e tipos de atividade que podem ser aprofundadas nas situações em que a escola oferece escolha (Projeto Pessoal, disciplinas eletivas, disciplinas optativas).

A ênfase, mais do que nunca, está na compreensão, uma vez que o adolescente é capaz de desligar-se facilmente, principalmente frente a informações para as quais não vê sentido ou utilidade.

Médio

Mais amor, por favor

E se apostamos no aprendizado autônomo desde o infantil, porque seria diferente no Ensino Médio?

Vamos abordar conteúdos e habilidades requeridos nas famosas provas (ENEM e vestibulares). Mas sem despejar volumes absurdos de informações. A compressão dos conteúdos é muito mais eficaz quando os estudantes encontram sentido naquilo que estão estudando, estabelecendo conexões entre saberes e com a vida. Daí a importância dos projetos individuais e coletivos, da autonomia para definir o que e como estudar a cada momento.

A proposta pedagógica para o Ensino Médio do Colégio Viver aceita a aprendizagem por projetos (individuais e coletivos) juntamente com a aprendizagem mais dirigida (aulas, módulos, oficinas e cursos).

Um mapa curricular (com objetivos e habilidades a serem desenvolvidos ao longo dos 3 anos) e um mapa temático será apresentado para o estudante logo no início do primeiro ano escolar, com o intuito de organizar passo a passo a busca pelo conhecimento, seja planejando metas para um período, seja assinalando o que já foi estudado, individualmente ou em grupo. Os conteúdos serão integrados para ajudá-lo na consecução desses objetivos e habilidades.

Com isso cada aluno poderá ir desenhando seu próprio percurso integrado com os trajetos coletivos desenhados pelo próprio grupo. Cada aluno terá a liberdade de escolher seu caminho, criar suas trilhas principais e paralelas, estabelecer seus próprios objetivos parciais e finais, assim como suas metas de aprendizagem e estudo contando sempre com o suporte e acompanhamento periódico do tutor e dos professores de área. A única condição será que ao longo dos três anos escolares, o aluno tenha conseguido atingir o mapa na íntegra.