Fundamental II
Conhecimento e autonomia
E chegamos à adolescência. Momento em que acontecem as mudanças físicas e emocionais e a revisão de sua relação com os outros. É quando entramos com a tutoria para dar apoio tanto no desenvolvimento escolar quanto emocional. Nesta fase, entre tantos desejos, querem ser reconhecidos pelos pais e outros adultos como alguém capaz de decidir. Passam a compreender de maneira mais sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimentos (disciplinas), bem como são capazes de trabalhar com recortes temáticos, projetos interdisciplinares, coletivos e individuais.
Se com os mais novos o Colégio Viver caracteriza-se pelo privilégio da ação, com esse grupo a reflexão passa para primeiro plano. Afinal, trata-se de um grupo que, contraditoriamente, está desenvolvendo habilidades complexas ligados ao pensamento abstrato, ao mesmo tempo que, do ponto de vista emocional, é basicamente impulsivo. A reflexão torna-se então uma ferramenta a mais para desenvolver autocontrole.
Além disso, aproveitando o momento de busca de novos interesses e identificação dos adolescentes e sua maior capacidade de processar conhecimento, essa é a oportunidade de ampliar consideravelmente os horizontes dos estudantes, oferecer um repertório de temas e tipos de atividade que podem ser aprofundadas nas situações em que a escola oferece escolha (Projeto Pessoal, disciplinas eletivas, disciplinas optativas).
A ênfase, mais do que nunca, está na compreensão, uma vez que o adolescente é capaz de desligar-se facilmente, principalmente frente a informações para as quais não vê sentido ou utilidade.