Viverzinho e o Egito

Uma turma do Viverzinho está pesquisando sobre o Egito e o deserto.

As duas intenções principais são: estabelecer um tópico para que a gente possa conversar juntos sobre o mesmo assunto e trazer para eles informações variadas sobre diferentes culturas.
Não é esperado que eles retenham todas as informações, mas que comecem a lidar a ideia de que o mundo é grande, vasto, com ideias e pessoas muito diferentes a depender do tempo/espaço em que estamos. Que o lugar em que a gente nasce tem um peso muito grande em quem a gente é e no modo como entendemos a vida.


É importante, sempre que possível, apresentar novas referências e culturas. Vale qualquer coisa. Vale ouvir música de um pais que nunca ouviu, pedir comida coreana em vez da tradicional chinesa, fazer uma receita nova ou ver um filme diferente.
Se as crianças aprendem desde cedo que não existe apenas uma regra ou maneira de ver o mundo, começam a elaborar soluções e hipóteses não convencionais para as questões do dia a dia.

Abaixo estão algumas atividades que fizemos com as crianças e que servem de dicas para quem leu até aqui e achou interessante 😉

Vimos um filminho de animação sobre cinco ideias mais conhecidas sobre o Egito antigo e uma explicação sobre cada uma delas.https://www.youtube.com/embed/qytoTGSy8qI?feature=oembed

O vídeo estabelece que existia um Egito antigamente que é diferente do pais de hoje e o país de hoje é muito determinado pelo deserto que o envolve e seus países vizinhos. E começamos a falar sobre o deserto do Saara e o fato do deserto ser muito quente de dia e muito frio a noite (aqui tem mais informações, que vocês podem usar para conversar sobre:

Clique aqui

Vídeo sobre os povos Berberes e sobre seu modo de vida.
A maior parte das crianças achou que não era possível que pessoas morassem no deserto e descobrimos que moram sim! E foi espantoso descobrir que o banheiro deles é o deserto inteiro!
O vídeo é curtinho e está disponível aqui:https://www.youtube.com/embed/pNtY2Md9ej8?feature=oembed

Vídeo do grupo TARTIT, de música tuaregue (um dos povos berberes do deserto do SAARA).https://www.youtube.com/embed/9XuA8cdrR0s?feature=oembed

Esperamos que vocês gostem das dicas!

Texto adaptado. Autora: Marina Pontieri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *