Festa Junina do Viverzinho 2023: Construindo Tradições com as Crianças

A Festa Junina do Viverzinho, a educação infantil do Colégio Viver, é um evento anual que encanta a todos, e neste ano não foi diferente. A festividade, que envolve toda a comunidade escolar, é um verdadeiro esforço coletivo, mas são as crianças que estão no centro da concepção e desenvolvimento, ficando responsáveis por tudo que tem condições de realizar. Desde a decoração até os mínimos detalhes, elas são protagonistas e trazem um brilho especial a cada edição.

Uma das características mais marcantes do Viverzinho é a valorização da participação das crianças em todas as etapas dos processos, na festa ou no dia a dia.
Este ano, durante a festa, tivemos uma exposição de fotos que mostrava todo o processo de construção pelas mãos das crianças. Foi uma experiência emocionante ver o registro fotográfico do trabalho árduo e criativo realizado por elas. Essa exposição ressalta o compromisso do Viverzinho em colocar a criança no centro de todos os processos.

Entre os destaques desta edição, vale ressaltar a decoração da estrutura central da festa, o Barracão. Para tornar esse espaço ainda mais especial, decidimos utilizar o papel Kraft pintado pelas crianças durante a semana temática. Na semana temática tivemos uma atividade onde as crianças dançavam uma pintura. Ao som da música seus corpos imprimiam no espaço, marcas em tinta. Uma grande área foi forrada de papel para receber estas marcas. A transformação desta pintura na decoração da festa junina é um símbolo da concepção de escola que pensamos: nossa festa não é feita de barraquinhas que vendem prendas e decorações compradas nas lojas atacadistas. É feita com muito amor, pelas mãos de cada uma e cada um de nós e carregada de histórias, sentimentos e vivências.
Além disso, o pensamento sustentável está por traz de cada decisão de forma e material.

Este ano também ouvimos muito a música SACI, da banda Baiana System. As crianças estavam encantadas. E como tudo parte delas, apesar da tradição de ritmos regionais tradicionais, este ano a equipe do Viverzinho se organizou e adaptou a festa para atender o desejo de uma música que fizesse sentido para elas e eles. Foi uma apresentação cheia de alegria e entusiasmo, com os pequenos se divertindo e encantando a todos com a sua performance. É emocionante presenciar a vontade das crianças se tornando realidade e ver o orgulho estampado em seus rostos. E o orgulho de virar estátua num pé só!!!

Abaixo deste texto, convidamos você a conferir as fotos e vídeos que capturam momentos especiais da Festa Junina do Viverzinho 2023. Agradecemos especialmente às famílias de Bruno Fernandes, pai do Haruo, e de Wal Castelo, mãe da Elisa, que generosamente compartilharam essas imagens conosco, permitindo que todos possam reviver e se emocionar com esses instantes mágicos.

A Festa Junina do Viverzinho é um evento que transcende o simples ato de comemorar. É uma oportunidade de construir tradições e fortalecer os laços da comunidade escolar. A participação das crianças é essencial para tornar cada edição única e memorável. Agradecemos a todos que contribuíram para fazer desta festa um momento especial e desejamos que as lembranças e alegrias compartilhadas perdurem por muito tempo em nossas memórias.

Marina Pontieri