Por que fazer yoga na escola?

Esta era uma pergunta que eu escutava com frequência.  Hoje, as próprias crianças estão respondendo aos adultos!  Sim, as crianças estão interessadas em autoconhecimento.
Uma vez por semana nos encontramos, escolhemos um lugar para colocar os nossos mats e fazemos nossas práticas. Iniciamos sentados, fazemos uma respiração consciente nos conectando com aquele momento, e em seguida fazemos posturas, os asanas, as vezes com brincadeiras e histórias, e terminamos com o relaxamento e o fechamento da aula.

Acredito ser importante que as crianças participem do planejamento das aulas, portanto, a cada encontro as crianças expõem suas sugestões para o grupo e alguma prática, música ou brincadeira é escolhida.  Ao fim de cada aula, temos um sistema onde as crianças interessadas se inscrevem para conduzir o fechamento.

A intenção é levar às crianças o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível.  O Yoga (em Sânscrito), ou a Ioga (em Português), é  capaz de trazer relaxamento do corpo e dos pensamentos, a tonicidade física e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.

Dia Internacional da Ioga

21 de junho é o Dia Internacional da Ioga. Pelo sétimo ano consecutivo, a data está sendo celebrada pelas Nações Unidas, com eventos organizados na internet pela Missão da Índia, em Nova Iorque.

Desta vez, o tema é: ioga para o bem-estar. Os organizadores lembram que a pandemia continua a causar interrupções à vida de muitas pessoas em todo o mundo.

Neste Dia Internacional, a ONU lembra que um número crescente de pessoas está adotando a ioga para lutar contra o isolamento social e casos de depressão surgidos durante a pandemia.

Paula Gam
Professora de Yoga – Colégio Viver