SOMOS MEDALHISTAS NO “JOGOMAT CAEM” da USP!

Recebemos a proposta do CAEM, um órgão de extensão do IME−USP  dirigido por professores do Departamento de Matemática, convidando todas as escolas, particulares e públicas, que tivessem interesse em participar  da 3º edição do campeonato do JOGOMAT. O Viver já havia participado da primeira edição que aconteceu em 2019, no formato presencial, no qual ficamos em primeiro lugar com o estudante Francisco. Em 2020 os jogos aconteceram no formato virtual, e decidimos não participar.

Neste ano, por já estarmos envolvidos em um projeto intitulado “Laboratório do pensamento matemático”, consideramos que seria bacana inscrever as crianças neste campeonato. As modalidades inscritas foram: 2º e 3º ano, 4º e 5º ano do F1 e 6º, 7º, 8º e 9º do F2.

O processo de inscrição foi longo, tivemos um encontro na USP para conhecer os jogos que seriam oferecidos e suas regras. Todos os jogos apresentados foram baseados nas peças de xadrez, sendo divididos em categorias, e cada segmento teve um formato de jogo. O 2º e 3º ano teve como desafio o jogo “PULO DO CAVALO”, inspirado nos cavalos do xadrez. Seu formato é um tabuleiro 5×5 e o cavalo anda em L até fechar seu adversário.  O 4º e 5º ano teve o jogo “ALL QUEENS” inspirado no jogo das rainhas, possui também um formato 5×5 e o jogador tem a opção de ganhar alinhando quatro de suas peças na horizontal, vertical ou diagonal.

No final do semestre passado construímos as peças de tabuleiro dos jogos no corredor da escola para apresentar às crianças. Elas tiveram a oportunidade de utilizar o próprio corpo como peça do jogo.

No retorno das férias, fizemos uma conversa informal para ouvir as crianças, bem como seus interesses e opiniões sobre o jogo. Elas se mostraram bastantes interessadas em participar do campeonato e também de conhecer melhor cada jogo.

Conversamos sobre as regras do JOGOMAT e organizamos um campeonato interno no formato de ranking para escolher quem poderia representar o Viver. Uma das regras do campeonato é que a disputa fosse no formato de duplas mistas, porém este detalhe não havia sido mencionado no primeiro momento. Então, deixamos que as crianças pudessem se envolver e fortalecer o contato com o jogo em duplas de sua escolha.

O próximo passo foi escolher as duplas mistas com maior pontuação no ranking interno para nos representar. Escolhemos também as duplas suplentes que nos representaria caso algo acontecesse com a dupla oficial. Tivemos outros critérios para que as crianças pudessem participar do campeonato presencial na USP: elas precisariam estar vacinadas com no mínimo duas doses da vacina de COVID, as famílias teriam que ter disponibilidades para acompanha-las no dia do campeonato, liberar uso de imagem e o mais importante, ter sido escolhida pela turma como jogador(a).

Além disso, outra regra que deveria ser cumprida era o tabuleiro ser produzido pelas próprias crianças e, de preferencia, com material reciclado.

Para o planejamento da construção dos tabuleiros, separamos as crianças em duplas, e pensamos e em quais materiais seriam utilizados. As crianças se empenharam e construíram seus modelos de forma dinâmica e com grande satisfação, Foi um momento de muita criatividade, atenção e troca.

No dia 10 de setembro de 2022 nos encontramos, famílias, crianças e professores em um sábado no pátio da USP para o grande momento. Foi bom demais ver as carinhas delas de nervosismo, de ansiedade e de entusiasmo. Elas estavam orgulhosas em participar e representar o Viver neste campeonato.

O 2º e o 3º do F1 tiveram um momento de interação e troca, para logo depois iniciar o campeonato.

O 4º e 5º do F1 já iniciaram jogando, porém como havia poucas escolas, o Viver foi representado no primeiro momento pela dupla oficial e também pela dupla suplente que jogaria sem contabilizar pontos.

Doze equipes mistas de escolas diferente se enfrentaram. Ao final, o Viver foi contemplado com a vitória, alcançando os 2º e 3º lugares, respectivamente.

Foi um momento bastante prazeroso para todos nós. Saímos de lá com a sensação de dever cumprido e com uma vontade danada de começar tudo de novo. Quem sabe no próximo ano!

E para finalizar todo este processo, montamos um encontro interno geral com todas as turmas participantes no pátio da escola para confraternizarmos com todo o nosso processo vivido. As turmas puderam trocar conhecimento, ensinaram uns aos outros os jogos do campeonato de forma tranqüila e prazerosa e com pipoca para saborear a vitória de nossos participantes.

Viva o Viver!

Conceição Fernandes